quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Colecionadores do Oeste Catarinense

COLECIONADORES DO OESTE CATARINENSE

O Brasão do grupo dos Colecionadores do Oeste Catarinense vem com uma grande história iconográfica em seus elementos. O Grupo teve inicio em 2017, e desde então vem divulgando e apresentando o colecionismo a todos da região oeste catarinense.

O Oeste de Santa Catarina foi palco de disputas territoriais entre Paraná, Santa Catarina, e também a Argentina, vindo inclusive a ocasionar disputas armadas referentes aos territórios locais.

Neste percurso temos duas figuras importantes para a região. Os indígenas e os Colonos. Os indígenas em grande maioria, da tribo kaingang, já ocupavam aqueles territórios, e os Colonos que vieram posteriormente para iniciar uma colonização mais abrangente.

A partir da colonização, temos a inclusão daquele território nos mapas do Brasil. Somente depois de 1880, que aquela região viria a pertencer ao Brasil, pois o território era disputado pela Argentina.

Para evidenciar o brasão dos Colecionadores do Oeste Catarinense, busquei elementos que evidenciassem a região, bem como os fatos históricos.

O Desbravador é símbolo presente e altivo na cidade de Chapecó, cidade sede do grupo. Ele represente todo o trabalho e as conquistas da região. Em sua mão temos o machado, que simboliza o trabalho, seja no campo ou indústria, e na outra mão os ramos de louro, simbolizando não só as conquistas, mas também a agricultura, e a valorização do homem do campo.

Desbravador
Imagem disponível em: 

Temos em composição da arte, os ramos de café, o brasão e a coroa, todos elementos da moeda de 1851. A Moeda em específico representa a riqueza da região, bem como representa o período do século XIX, período este das grandes colonizações da região oeste catarinense. No brasão esta em tons de ouro, simbolizando a riqueza e a sabedoria do grupo dos Colecionadores do Oeste Catarinense.

Moeda de 2000 Réis - 1851
Imagem Disponível em: 


Contatos dos Colecionadores do Oeste Catarinense:

Referencias:

SANTOS, Silvio Coelho dos. Nova História de Santa Catarina. Nova História de Santa Catarina Florianópolis, Ed. do Autor, 1974, 124 p.

Rosseto, Santos. Síntese histórica da região oeste catarinense. Cadernos do CEOM - Ano 18, n. 23 - CEOM: 20 anos de memórias e histórias no oeste de Santa Catarina.

Nenhum comentário: