No dia 08 de Abril, durante o 54º Encontro Nacional da Sociedade Numismática Paranaense, encontro comemorativo dos 25 anos da SNP, foram lançadas as cédulas temáticas, as primeiras da Sociedade. Com tiragem exclusiva de 200 peças, a 1ª estampa trás a fauna do estado do Paraná em um dos versos, e no outro verso os pontos turísticos da cidade de Curitiba.
As cédulas tem várias peculiaridades, como por exemplo a assinatura do Diretor de Caixa de Amortização. A Chancela é carinhosamente assinada pelo dr. Gabirusensse Gabirú, termo utilizado aos recém chegados na Sociedade.
Outro destaque é o brasão da Sociedade ao centro e no verso das cédulas.
O nome da moeda utilizada foi a "Araucária". Árvore símbolo do Estados do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
A cédula de 1 Araucária apresenta o Lobo-Guará como animal da fauna, e no outro verso trás o Bosque do Papa.
A cédula de 5 Araucárias apresenta o Mico Leão de Cara Preta como animal da fauna, e no outro verso apresenta o Paço Municipal.
A cédula de 10 Araucárias mostra o Guará, ave típica da região e no verso seguinte trás a Ópera de Arame.
A cédula de 50 Araucárias apresenta a Jaguatirica, Felino em risco de extinção. No verso posterior temos a imagem da Catedral de Curitiba.
E para fechar a série temos a cédula de 100 Araucárias, com a Gralha-Azul, como simbolo máximo do Estado do Paraná, em conjunto com a Araucária. A Gralha-Azul representa o cultivo e a prosperidade. Ela aparece também na Medalha dos 25 anos da SNP. No verso temos Jardim Botânico. Espaço de cultura, lazer, e contato com a Natureza em plena metrópole Curitibana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário