segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Selo em alusão aos 150 anos da morte do Barão de Schneeburg

SELO EM ALUSÃO AOS 
150 ANOS DA MORTE DO
BARÃO DE SCHNEEBURG

Selo Comemorativo

          Seguindo os trabalhos, por intermédio do Clube Filatélico Brusquense, na pessoa do amigo Jorge Paulo Krieger, surgiu a oportunidade de criar esta peça filatélica em alusão aos 150 anos da morte do Barão Maximilian von Scheneeburg, fundador e 1º administrador de Brusque. No dia 17 de setembro, na Câmara de Vereadores de Brusque, ocorreu a obliteração do selo comemorativo.

Carimbo de de 1º dia de circulação



Envelope  de 1º dia de circulação



Na Integra - Matéria completa no portal O Município - Brusque - SC: https://omunicipio.com.br/selo-em-alusao-aos-150-anos-da-morte-do-barao-de-schneeburg-e-lancado-na-camara-de-brusque/

"A sessão da Câmara de Vereadores de Brusque desta terça-feira, 17, foi marcada pela homenagem realizada pelo Museu Casa de Brusque e Clube Filatélico de Brusque a Maximilian von Schneeburg, o Barão de Schneeburg, em alusão aos 150 anos de seu falecimento, completados na segunda-feira, 16 de setembro. Barão de Schneeburg foi o fundador e primeiro administrador de Brusque, entre os anos de 1860 e 1867. Durante a sessão, o presidente da Casa de Brusque, Ricardo José Scharf, relembrou o caminho feito pelo Barão de Schneeburg até sua chegada a Brusque e destacou a importância de sua figura para o desenvolvimento do município. “Barão de Schneeburg foi o principal entusiasta dessa epopéia que criou o nosso município”, disse. Também fez parte da homenagem o lançamento do selo personalizado alusivo aos 150 anos, realizado pelo Clube Filatélico de Brusque em parceria com os Correios. O presidente do clube, Jorge Paulo Krieger Filho, destacou a importância histórica de Barão de Schneeburg para a região. Ele também lembrou que Maximilian von Schneeburg, em 1865, mandou ofício ao império solicitando recursos para a realização dos serviços postais na colônia. Na ocasião, ele solicitou uma dotação anual de 240 mil réis, cerca de R$ 30 mil, para a realização de duas viagens fluviais por mês de Brusque a Itajaí, onde já existia uma agência dos Correios. “O selo lançado hoje presta uma justa homenagem a este homem que deu grande importância e possibilitou a troca de correspondências entre os moradores da colônia e o mundo exterior”. O serviço postal em Brusque só foi instalado em 22 de dezembro de 1875, na administração de Luís Betim Paes Leme. O presidente da Câmara de Brusque, José Zancanaro, fez a obliteração do primeiro selo. Assim como ele, a vereadora Ana Helena Boos, o presidente da Associação dos Profissionais em Comunicação da Região de Brusque (Aprocorb), Valdomiro da Mota, e o presidente da Casa de Brusque, Ricardo Scharf, também fizeram a obliteração dos selos. O selo contém o brasão da família de Schneeburg sobre a imagem do primeiro mapa da Colônia Itajahy. Foram confeccionados 120 selos e envelopes.

Abaixo algumas imagens do Evento  - Fotos: Bárbara Sales.







Nenhum comentário: