A Associação Virtual Brasileira de Numismática, fundada em março de 2013, é uma organização sem fins lucrativos, e que tem por objetivo a difusão da numismática e a troca de informações relativas a esta ciência.
A AVBN conta hoje com diversos associados em todo o Brasil e Exterior.
Para celebrar seu 4º Aniversário, Fagner - Criação e Arte desenvolveu mais uma série, desta vez alusiva as figuras típicas e regionais do Brasil. O diferencial desta série é que ela em conjunto forma o mapa do Brasil, além de outros elementos que a diferem de qualquer outra coleção. Esta série segue o padrão atual das cédulas do plano Real, nos valores de 2, 5, 10, 20, 50 e 100.
A cédula de 2 Nacionais apresenta a figura Indígena, e ao fundo o Mapa com parte da Região Norte do Brasil. Na numismática nacional, o Índio aparece na cédula de 5 Cruzeiros de 1961 e 1962.
A cédula de 5 Nacionais apresenta a figura do Nordestino, com seu chapéu típico da Caatinga, e ao fundo o Mapa com parte da Região Nordeste do Brasil.
A cédula de 10 Nacionais apresenta do Agricultor. Esta cédula apresenta boa parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste em seu verso.
A cédula de 20 Nacionais apresenta a figura da Baiana. Em seu Verso pescadores e a Baiana do Acarajé. Vale lembrar que a Baiana esta presente em nossa numária, na cédula de 50 mil Cruzeiros Reais, que circulou em 1994.
A cédula de 50 Nacionais apresenta a figura do Gaúcho. O verso apresenta o gaúcho com seu laço e cuidando do gado. Idem a Baiana, o Gaúcho também esteve presente em uma cédula da nossa numismática. A cédula de 5 mil Cruzeiros Reais circulou nos anos de 1993 e 1994.
A cédula de 100 Nacionais apresenta a figura da Rendeira. A rendeira é figura cativa em todo o litoral brasileiro, em cada região ela segue um tipo de costume ou modo de produção, ou até mesmo o tipo de material que ela utiliza para a confecção de suas rendas de Bilro . Dentro da nossa história numária, a Rendeira não passou de uma mera cédula de Projeto. Teríamos na época a cédula de 10 mil Cruzeiros Reais, com sua efígie, porém devido ao processo inflacionário, ela nem chegou a ser produzida.
A AVBN presta um grande trabalho a numismática nacional, interligando seus associados através das redes sociais, e através da troca de informações. Para acompanhar a AVBN, você pode acessar a página da instituição no Facebook.
https://www.facebook.com/GRUPOAVBN/
https://www.facebook.com/GRUPOAVBN/
Um comentário:
Bondia! Boatarde! Boanoite!
Como faço para me associar?
Favor enviar e-mail para kaquim@gmail.com (Evaldo P. C. Brasil)
Postar um comentário